Assista palestras de Steve Jobs e faça cursos na Harvard, de graça!

01_Steve-Jobs_fullEu sempre digo em minhas palestras que a internet deu à nós brasileiros a chance de diminuir as distâncias em relação aos países de primeiro mundo, no quesito formação e informação. Tudo bem que as nossas universidades sofrem pela falta de investimento, quadros de professores com formação defasada, e infraestrutura precária, mas veja, nem entro nesse mérito porque o assunto é complexo, deixo aos colunistas de política e educação essa “eterna” discussão.

O fato é que o mundo necessita de soluções, e difundir informação pode atrair mentes pensantes que podem agregar conteúdo, além de popularizar o nome das instituições de ensino por todo o planeta.

Eu sou adepto da educação pela internet! Já fiz vários cursos em instituições nacionais e no exterior pelo prazer de conhecer a tecnologia de e-learning usada por eles e pelo conteúdo diferenciado, e também para poder interagir com profissionais e acadêmicos de regiões remotas desse mundo! Atualmente faço parte de um curso de Criptografia I pela Stanford University EUA, um curso de 06 semanas com média de até 08 horas semanais de estudo, e detalhe: De graça! Nesse curso conheci um indiano (muito nerds) que está tentando quebrar a criptografia de um protocolo web, coisa maluca mesmo, mas se conseguir serei amigo de um milionário!

Existem muitos sites legais para reforçar o seu conhecimento, mas quero deixar com você aqueles que conheço, e que tem uma grande oferta de cursos gratuitos no exterior, e que inclusive podem oferecer cursos em português:

COURSERA

Mais de 05 milhões de participantes, mais de 500 programas cadastrados de 100 instituições parceiras como a Universidade de Stanford (EUA), Universidade de Washington (EUA), Universidade de Zurique (Suiça), Universidade Hebraica de Jerusalém (Israel) e outras. Sobre o idioma, há cursos em diferentes línguas (ainda que a grande maioria dos cursos seja mesmo em inglês, há opções até em português).

A variedade de temas é bem abrangente, e os cursos podem durar de 01 semana a meses, e têm acompanhamento de professores e profissionais, além de fóruns para interação dos alunos.

Link: https://www.coursera.org/

OPEN EDUCATION DATABASE

O portal Open Education Database tem mais de 10 mil aulas e cursos online oferecidos gratuitamente, com parceiros como o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA), a Universidade de Michigan (EUA) e a Universidade Johns Hopkins (EUA). No site, você pode procurar por materiais nas categorias de artes, negócios, educação, engenharia, ciência da computação, medicina e saúde, matemática e ciências.

No site você ainda pode ter acesso à formulários e informações de mestrados e doutorados em instituições de renome, e as linhas de pesquisa de cada instituição.

Link: http://oedb.org/

ACADEMIC EARTH

Academic Earth é um portal parecido com os dois anteriores, mas conta com uma seção de playlist com os vídeos mais interessantes e os tópicos mais fundamentais de ensino. Há também uma categoria de eletivas chamada “Video Electives” que traz não apenas informação, mas também um formato muito atraente de vídeos.

Link: http://academicearth.org/

DUOLINGO

Para você que quer ultrapassar a barreira do idioma para estudar conteúdo estrangeiro, o Duolingo é a resposta! É um site (e app) completamente gratuito no qual você pode aprender uma nova língua. O portal traz vídeo, fotos e áudio para ajudar você a dominar uma língua estrangeira. O intercâmbio de linguagens já ocorre entre o inglês, o espanhol, o alemão, o francês, o italiano e o português, e o ensino ocorre com exercícios e jogos, e com diferentes estímulos para fazer você aprender “brincando”.

Link: http://www.duolingo.com/

TED

Neste portal há palestras gratuitas com os principais nomes do mercado, e pessoas que se tornaram referências em seus campos de trabalho. Os materiais podem ser assistidos online ou baixados através do iTunes. Por exemplo, nele pude assistir palestras (com legenda em português) de personalidades como Bill Gates!

Link: http://www.ted.com/
De brinde, vou deixar para você o vídeo, com legenda em português, da palestra de Bill Gates (fundador da Microsoft) na TED 2010, onde falou sobre o futuro da geração de energia. Até a próxima!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *