Chegou a hora em que é preciso organizar as ideias! Minhas dicas de como fazê-lo

Pocket3É melhor um lápis pequeno do que uma memória grande” – A frase do técnico Juan Carlos Osório, do São Paulo Futebol Clube, realmente me fez refletir sobre até onde me acho capaz de organizar tanta informação, só na minha mente.

Quantas notícias, artigos, vídeos, imagens ou áudios legais e interessantes você já acessou, e depois, quando precisou deles, não tinha a mínima ideia de onde encontra-los? Ou anotações sobre coisas que precisa fazer, ler, acessar, ouvir ou assistir depois, quando tiver tempo?

Eu sou blogueiro e colunista de tecnologia há mais de 10 anos. Já escrevi muitos textos no meu blog, em portais de notícias e em jornais impressos, e sempre o problema foi o mesmo: O mundo da tecnologia é muito vasto, sobre o que posso falar? Por onde começar? O que escrever? É contraditório, mas a gente sempre tem contato com ótimos conteúdos, mas quando preciso escrever, cadê as ideias?

Mas há quase 01 ano decidi me organizar, na verdade, organizar minhas ideias, descobertas, interesses, usando aplicativos para isso! O resultado foi para mim um aumento de produtividade, de qualidade das ideias, e acima de tudo, de conhecimento.

Antigamente, anotava tudo no Bloco de Notas do PC (deixava na área de trabalho), e até em post-it (você acredita?), ou no máximo, salvava os links nos meus favoritos em pastas básicas, tornando sempre a pesquisa posterior, um exercício de paciência. Por isso, decidi compartilhar com você que trabalha com muitas idéias ou conteúdo, ou que deseja pelo menos organizar suas informações, 03 dicas de aplicativos:

Evernote e Onenote – Dois apps fantásticos para você escolher! Ambos são gratuitos e servem para organizar as suas ideias, anotações, páginas de internet favoritas, rascunho de uma mensagem, check-lists, lembretes. Tudo isso sendo possível acrescentar imagens, gráficos, tabelas, áudios, e até rabiscos entre outros elementos. Também é possível acessar todas as informações de uma maneira organizada, com tags, sendo possível compartilhar com os contados preferidos. Ambos são compatíveis com todas as plataformas de smartphones, PC’s (Windows) e OSX (Apple).

Pocket – Estou viciado nesse app! A ideia por trás dele é muito simples: Você salva de forma muito fácil (1 clique) coisas da internet para visualizar depois, seja uma notícia ou artigo, um vídeo, fotos, arquivo, áudio, etc. É possível salvar de tudo, e com possibilidade de acrescentar tags para ajudar a localizar por interesses depois, inclusive, recomendo que faça isso quando o volume de informações começar a ficar grande.

Seu maior diferencial é salvar sites de forma completa, ou em versão limpa (só conteúdo, sem anúncios, banners, etc), e então você pode ler com calma em outro horário, em uma viagem, qualquer situação, de forma off-line.

Com várias extensões para a maioria dos browsers, uma versão web sem frescuras (integrada ao Google) e integração com tudo que é aplicação mobile das mais diversas plataformas, o Pocket realmente encanta.

Então se me perguntam: “Rodrigo, já leu algo sobre como produzir vídeos em 360 graus para o Youtube? Claro amigo! E vou falar disso no meu próximo artigo, afinal, todos os links sobre o assunto estão devidamente separados no meu pocket!

Abraço, e até a próxima!

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Marcos disse:

    Rodrigo, muito interessante suas sugestões de apps! Já testei os três e me adequei apenas ao Pocket… Para listas e anotações rápidas uso o Google Keep, que já vem integrado no GApps junto ao Gmail, Drive, Agenda, etc… Uso tanto no Desktop quanto no Android e nos meus testes, gostei mais do Keep do que Evernote ou OneNote. Recomendo a todos que buscam se organizar, testar os 3 + Pocket e encontrar um que seja prático para vc!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *