Locadora nunca mais? Saiba mais sobre o Netflix e outros serviços de streaming

rio2_filmeVocê lembra do tempo em que nos finais de semana uma boa pedida era ir na locadora, escolher uns filmes em DVD, para assistir com os amigos?

Mas momentos como esse começam a ficar apenas nas nossas lembranças, porque agora assistir filmes em casa já é possível sem sequer sair! A oferta de filmes, séries, shows disponíveis por streaming via internet através de dispositivos, como smartphones, tablets, smart TV´s, consoles de games, media centers e outros já toma conta do nosso dia-a-dia. Essa tecnologia é chamada de “over-the-top” (OTT´s), e está em franco crescimento, o que estimula que mais empresas criem diferenciais para seus serviços, sendo o Netflix o serviço mais famoso no Brasil.

Nos últimos anos, serviços de streaming de filmes vem destruindo as locadores físicas, muito por conta do modelo de negócio, onde na maioria das vezes você paga uma quantia fixa por mês para assistir os filmes on-line, o quanto e quando você quiser. Isso com certeza quebrou os paradigmas das locadoras que conhecemos, quando tínhamos que sair de casa, ir pra locadora para pagar apenas por um filme, que depois tínhamos que devolver em pouco tempo.

Para entender melhor, decidi testar e analisar os principais serviços disponíveis no Brasil:

Telecine Play
Este serviço contém todos os filmes que passam nos canais fechados da rede Telecine (Premium, Action, Pipoca, etc), e você pode assistir o quanto quiser! O player de vídeo é bom, pelo menos eu não notei muitos problemas. Mas há alguns pesares, como por exemplo o fato de alguns filmes ter data de validade, o que significa que eles não ficarão pra sempre na biblioteca para você assistir, algum dia eles sumirão de lá e você não poderá assistir.

O fato mais importante é que só poderão assistir o Telecine Play, quem é assinante de alguma operadora de televisão, como Sky, Net, Claro TV, Vivo TV, etc.

Netflix
Netflix por enquanto é o maior serviço de streaming de filmes e séries. Sua biblioteca de filmes vai de filmes atuais a clássicos, mas ainda há muitas críticas quanto a quantidade de clássicos comparado aos conteúdos atuais, porque nele você encontra com mais facilidade filmes antigos, mas acredito que isso não seja culpa da Netflix.

O player do Netflix é ótimo, cumpre com o básico que é poder alterar áudio, legenda e controle de qualidade do vídeo, não há bugs aparentemente. O que chama atenção é a velocidade, pois não sobrecarrega o seu dispositivo, e carrega o vídeo em segundo plano enquanto você assiste.

Ele é totalmente independente, não é preciso ser assinante de nenhuma operadora, e você pode pagar pacotes a partir de R$ 16,90 por mês para assistir sua biblioteca o quanto você quiser, e quando você quiser.

O legal do Netflix, é a quantidade de aplicativos e plataformas disponíveis, sendo possível baixar apps para tablets, SmarTV´s, Xbox, PlayStation, PC e outros dispositivos.

HBO GO
HBO GO é outro serviço de peso de streaming de filmes e séries, que na verdade, é o braço online do gigante canal de filmes HBO, logo, neste serviço você poderá assistir todas as séries e filmes que o canal oferece a você. Só poderá assistir o HBO GO quem é assinante de alguma operadora de televisão que contém o HBO.

Sua biblioteca de filmes não é algo tão grande assim, contém alguns filmes atuais e outros conhecidos, o que salva mesmo são as séries exclusivas que todos conhecemos como: The Newsroom, Game of Thrones, FDP, Mad Men e outros. Ainda há alguns “pesares”, como o player de vídeo que contém muitos “bugs” e muitas falhas, como a barra de progresso do filme que as vezes trava e você não sabe aonde parou, as legendas as vezes param de funcionar ou simplesmente ficam fora de sintonia junto com o problema da barra de progresso.

Sky On-line
Foi só a Netflix aterrissar nas terras brasileiras que os serviços de streaming começaram a ganhar mais destaque por aqui entre as empresas de TV por assinatura. A Sky almeja conquistar alguma fatia desse mercado para não ficar no prejuízo, e lançou o Sky Online.

O serviço possui algo diferente em relação à concorrência, pois é possível alugar ou comprar filmes, da mesma maneira que a empresa aplica com o serviço Sky On Demand, logo, alguns filmes recém-lançados podem ser comprados ou alugados.

Claro Vídeo
Concorrendo com a Sky, mas com menos recursos, o serviço Claro Vídeo também pode ser acessado em tablets e smartphones equipados com os sistemas operacionais iOS, da Apple, e Android, do Google, Smart TV´s, além de computadores, que podem ser conectados a uma TV.

A programação do Claro Vídeo inclui música, desenhos, documentários, programas esportivos, séries, shows e filmes divididos em categorias: ação, comédia, drama, terror, suspense, entre outros. Diferentemente do Netflix, o usuário poderá alugar filmes recém-lançados de forma avulsa, como acontece no serviço da Sky por exemplo.

Crackle
Crackle é uma plataforma de entretenimento de vídeo que distribui filmes, programas de TV e programação original completa, categorizados. Os vídeos são produzidos pela Sony Pictures Entertainment, dona do serviço.

O site tem pouca quantidade de filmes, seriados e desenhos, por conta de serem apenas da Sony, mas conta com programa e séries de TV, como “As Aventuras de Jackie Chan”, “Transformers: Beast Machines” e “Samurai X”, e programas criados especialmente para o serviço, como “As Regras de Bannen”, “Quente Demais em Los Angeles” e “Mãe XXX”.

Popcorn, a opção “não autorizada”
Uma das principais queixas das pessoas em relação aos serviços acima é quanto ao catálogo, que demora para trazer os últimos lançamentos. Agora, imagine um serviço de streaming que tivesse os principais lançamentos, e muitos que ainda estão em cartaz, e de graça? Bom demais para ser verdade, não? E é mesmo.

O Popcorn roda apenas no computador (Windows, Mac e Linux), e é bom deixar claro que o serviço existe, mas é ilegal. Há pouco tempo no ar, o Popcorn Time funciona por streaming de torrents. Estes são os mesmos arquivos disponíveis para download em sites como “The Pirate Bay” e outros do gênero. Mas, em vez de usar um downloader torrente, e depois forçar o usuário a reproduzir o arquivo em um media player, o Popcorn Time faz tudo isso em segundo plano.

Popcorn Time não é perfeito, mas está bem perto. A reprodução do vídeo ocasionalmente falha e os arquivos não têm suporte para codecs de áudio avançados. Às vezes, demora cerca de 10 a 20 segundos para iniciar a transmissão do vídeo.

Nem tudo é perfeito, mas assistir filmes em casa comendo uma pipoca com os amigos está cada vez mais fácil, mas por outro lado, tudo isso nos torna cada vez mais dependentes de boas conexões com a internet e equipamentos mais novos, mas isso é o preço da comodidade, sem dúvida!

Até a próxima

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. felipe disse:

    oi gente
    gostei muito desse site, parabéns pelo trabalho. 😉

  2. Rodrigo Dias Dorval disse:

    Esta pagina pode tirar suas dúvidas: https://help.netflix.com/pt/node/412

  3. Flavia disse:

    Gostaria de ter Netflix, o q fazer?

  4. Pia Torres disse:

    Muito bom serviço, especialmente porque a maioria das pessoas se o serviço de cabo, por muitas razões, mas especialmente para a série que não passam na TV broadcast, HBO, se eu acho que é ótimo que o conteúdo desse canal (como uma série) é muito variado e grande. Pelo jeito que eu recomendo uma série que não há muito tempo descobriram, chamada VICE (sítio oficial aqui http://www.hbomax.tv/vice-3/), que aborda questões de verificação social, político e econômico, no valor de Sneak Peek.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *