Minhas dicas para escolher a placa de vídeo certa para o seu PC

NVIDIA-GeForce-GTX-780-Ti-Overclocked-Clandestinely-BenchmarkedApesar do crescimento de vendas dos tablets, o “bom e velho” PC ainda reina quando o assunto é computador de alta performance, principalmente quando se trata de um computador para jogos, e neste caso, a placa de vídeo é peça essencial! Este artigo não é para alguém que usa o seu PC apenas para ler e-mails, navegar na web e escrever textos, porque para estes, uma placa mãe com placa gráfica integrada resolve!

Mas se você está comprando um computador novo, ou atualizando um antigo, e quer uma “máquina” de verdade, então o processo para escolher uma nova placa de vídeo pode ser desafiador, mas vou te ajudar começando por entender como essa peça funciona:

GPU
GPU (Graphics Processing Unit, ou Unidade de Processamento Gráfico) é também conhecido como VPU ou unidade de processamento visual. O GPU como o próprio nome sugere é o processador da placa de vídeo, ele é responsável por transformar os pixels (o que é pixels? Clique aqui) da tela em imagens. É como se fosse um pintor com milhões de mãos pintando em sua tela. Imagine o processador do computador tendo que compor as imagens das cenas de um filme em alta resolução ou os frames de um jogo na tela, no qual é preciso mostrar e atualizar milhares de cores a uma velocidade espantosa. O processador do computador não daria conta ou o processo seria lento demais. Para isso é que utilizamos a placa de vídeo dedicada, que tem processador (GPU) próprio, otimizado para realizar esta tarefa.

Clock do GPU
O clock da GPU é a velocidade com que o processador (GPU) da placa de vídeo trabalha, ou seja, quanto maior a velocidade de Clock da GPU, mais rápido ele compõe as imagens na tela. Esta velocidade é medida em MHz.

Memória
Outro item de extrema importância em uma placa de vídeo é a memória. A velocidade (clock) e quantidade de memória pode influenciar significantemente no desempenho do dispositivo. Esse tipo de componente não difere muito das memórias RAM que são tipicamente utilizadas em PC´s, sendo inclusive relativamente comum encontrar placas que utilizam chips de memória de tecnologia DDR. No entanto, placas mais avançadas e atuais contam com um tipo de memória específica para aplicações gráficas: memórias GDDR (Graphics Double Data Rate).

Clock da memória
O clock da memória nada mais é do que a velocidade com que as memórias trocam informações, esta velocidade também é medida em MHz. Quanto maior o clock, mais rápido as informações serão exibidas na tela.

Quantidade de memória
Medida em megabytes ou gigabytes, o tamanho de armazenamento da mémoria pode levar os menos informados a acharem que a quantidade de memória é o que deixa uma placa de vídeo mais ou menos potente em termos de performance. Entenda que a memória RAM da placa de vídeo é responsável, por exemplo, por carregar e guardar os mapas do jogo, portando, a quantidade de memória não influencia em nada a velocidade, mas sim na capacidade de armazenamento temporário durante o seu uso! É claro que se houver espaço sobrando, o GPU terá mesmo trabalho para gerenciar espaço.

Taxa de transferência de bits
A taxa de transferência se refere à quantidade de dados que a placa é capaz de transferir entre a GPU e a memória RAM por ciclo de relógio (clock) por segundo. Neste caso, os bits é como se fossem estradas pelas quais todo o trafego é transmitido, levando e trazendo informações. Compare os bits como sendo cada bit uma via de acesso, ou seja, quanto mais bits mais vias de acesso. Imagine um trafego muito grande de veículos em uma única estrada, com certeza haverá um congestionamento. Agora se tiver várias estradas que levam ao mesmo destino o congestionamento será bem menor ou não haverá, certo?

Quadros por segundo
Ligado diretamente a taxa de transferência temos o frame rate (quadros por segundo), que é a quantidade de imagens completas que a placa consegue produzir por segundo. Outro mostrador de relevância é o seuPixel Fill Rate, ou a quantidade de pixels que a placa consegue processar por segundo, que traduz bem a sua capacidade geral, quanto maior este número, melhor será a placa.

Cuda Cores ou Stream Processors
São os nomes que os processadores gráficos programáveis da GPU recebem, sendo “Cuda Cores” para placas de vídeo NVIDIA e “Stream Processors” para as placas de vídeo da ATI. Quanto maior o número dosCuda Cores ou Stream Processors tiver, mais potente será a placa de vídeo. Veja, não adianta comparar o número de Cuda Cores referente ao número de Stream Processors, pois são tecnologias diferentes, adotada pelas fabricantes, então a comparação só é válida, se comparado as nomenclaturas de mesmo tipo, exemplo: cuda vs cuda e stream vs stream.

Bem, já sabemos como uma placa de vídeo trabalha, agora é hora de saber qual placa de vídeo é melhor, analisando todo o conjunto. Para isso existe uma forma de calcular e analisar os dados que a placa de vídeo nos fornece, descobrindo qual é a largura de banda com que a placa de vídeo trabalha, porque uma largura de banda maior permite o carregamento mais rápido da tela com uma resolução melhor, o que resulta em imagens mais nítidas e de maior qualidade, logo é a largura de banda que nos dará o melhor parâmetro de escolha:

Cálculo da largura de banda: Conjunto bits x Clock de memória / 8 = Velocidade de transferência.

Exemplo com a placa de vídeo NVídia 9800 GT: 256 (bits) x 1800 (Mhz de clock) / 8 = 57.600 Mb por segundo ou 57.6 Gb por segundo. Quanto mais Kb puderem ser transferidos, mais rápido será a placa de vídeo!

Como identificar a sua placa de vídeo?
Se você não sabe ao certo qual é o modelo da sua placa de vídeo, nem a sua capacidade geral, recomendamos que você baixe um programa simples, como o GPU Caps Viewer (clique aqui para baixar) para ter uma noção melhor das propriedades do seu componente.

Depois de executar o programa, você descobrirá as informações mais relevantes como velocidade da GPU, quantidade de memória e etc… Podendo usá-los como referência antes de baixar um novo programa ou jogo pesado.

Para testar sua placa num teste mais extremo, analisando a fundo as capacidades avançadas da sua placa, use o Unigine Heaven Benchmark (clique aqui e baixe o programa), que recria ambientes 3D com muitos detalhes para avaliar completamente o desempenho da sua placa na hora de rodar os jogos mais avançados.

Como descobrir se a sua placa de vídeo roda determinado jogo?
Tendo agora completo conhecimento das capacidades da sua placa, e sua comparação com o desempenho de outras placas do mercado, você poderá conhecer o site/app “Can you Run it?” (clique aqui para acessar) e preencher os campos com o jogo ou programa que você deseja utilizar, e verificar se o seu equipamento tem os requisitos necessários para fazê-lo funcionar bem. Tudo ocorre de maneira automática e o site usará um Script em Java para verificar as capacidades do seu PC, portanto este é um método bem fácil de verificação, e para os mais apressados já servirá para responder a pergunta: Esta placa é compatível com o jogo que eu quero instalar?

Uma grande questão que muitas pessoas não dão importância, é o tamanho do monitor. O tamanho do monitor e a sua máxima resolução vai interferir e muito no desempenho das placas de vídeo. Imagine rodar um jogo em um monitor de 1024×768 e depois rodar este mesmo jogo em um monitor de resolução de 1920×1080. Com resoluções compatíveis, a placa de vídeo pode trabalhar menos, e consequentemente mais rapidamente.

Uma última dica, o site Clube do Hardware sempre atualiza os dados técnicos das duas maiores fabricantes de placas de vídeo, com informações relevantes sobre clock, transferencia, etc das principais (ou quase todas) as placas de vídeos, vale a pena conferir! Clique aqui e veja a tabela da NVídia, ou clique aqui e veja a tabela da ATI.

Existem outras coisas importantes a se tratar para escolher uma boa placa de vídeo, mas vou parar por aqui porque o que escrevi já é o suficiente para você não comprar errado, até a próxima!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *