PESQUISAS

É sempre legal estar pesquisando coisas novas, então eu me divido no meu mestrado em Inteligência Artificial e nas minhas pesquisas independentes!

MESTRADO

Caricatura por Luis Brueh

INTELIGÊNCIA ARTICIAL VOLTADA PARA NEGÓCIOS – Pesquisa utilizando Fuzzy Logics (Lógica difusa) para criação de aplicação inteligente para mineração de dados em aplicações de gestão. Pesquisa em Affective Computing, que é um campo de natureza interdisciplinar, para o qual concorrem a Psicologia, a Neurociência, a Sociologia, a Psicofisiologia, as Ciências Cognitivas e as Ciências da Computação, principalmente no ramo da Inteligência Artificial.

As pesquisas em Affective Computing subdividem-se em duas principais vertentes: a primeira realiza estudos sobre as emoções humanas e suas reações por meio de técnicas computacionais; a segunda pretende criar sistemas computacionais capazes de expressar emoções (artificiais) em resposta a estímulos externos.

Pesquisando sobre Affective Computing é impossível não pesquisar sobre Responsive Systems, cuja tecnologia permite desenvolver equipamentos que respondam a estímulos ou eventos externos, isto é, sistemas que reagem e tomam ações quando “sentem” alterações no ambiente ou quando recebem estímulos de outros sistemas. Por exemplo, um sensor (de nível, temperatura, etc.) que atinge um determinado valor é percebido por um Responsive System que ativa outros subsistemas e toma uma série de ações pré-determinadas.

PESQUISAS INDEPENDENTES

  • FUSIONCHARTS INTEGRADO COM DATAMING – Alimentando por um Data Mining, o fusioncharts passa a gerar gráficos dos mais variados tipos, baseados no tipo de informação
  • CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT – Usando como base o MICROSOFT CRM, SUGAR CRM e o VTIGER CRM, realizo testes de integração do Fusioncharts e criação de páginas mobiles do CRM
  • RUBY ON RAILS – Ainda um estudo inicial dessa linguagem framework, com desenvolvimento de pequenos aplicativos baseados em banco de dados, utilizando o scaffold (gera telas em Flex)
  • ADOBE FLEX – Integração de PHP/ASP com interface Flex
  • GOOGLE API´s – Desenvolvimento de ferramentas sociais e integração com GOOGLE DOCS, GOOGLE CHARTS e GMAPS
  • IMPACTO DAS MÍDIAS SOCIAIS – Um estudo comportamental através de pesquisas de agências de mídia, sobre o impacto do consumidor pelas estratégias de mídias sociais das empresas
  • PLATAFORMAS MOBILES – Testes e programas para celulares/tablets