Nokia, meu primeiro celular, começa a morrer nas mãos da Microsoft, meus pêsames

A empresa finlandesa Nokia vendeu seu dominante negócio de telefones para a Microsoft no ano passado, e após o acordo, quase 90% do lucro da Nokia vêm da sua unidade de redes, isso mesmo, redes!

A Nokia anunciou nesta quinta-feira (24) uma margem de lucro trimestral mais forte que o esperado em sua unidade de redes, a principal da companhia, e disse que suas expectativas para o ano inteiro melhoraram.

Já a Microsoft, divulgou nesta terça-feira (22) que registrou no segundo trimestre receita 17% maior, superior às expectativas de Wall Street. Por outro lado, o lucro da empresa caiu 7%, devido em parte à incorporação do negócio de aparelhos móveis da Nokia.

Acredite ou não, há apenas quatro anos, a Nokia era a líder do mercado mundial de smartphones. Então, digam-me, qual exatamente foi a razão da sua aquisição por 7,2 mil milhões de dólares há pouco mais de um ano atrás?

Acredito que a Microsoft esperava mais da Nokia. Por exemplo, os celulares Lumia da Nokia não têm atingido o sucesso que a Microsoft esperava, conseguindo 4% do mercado global. As vendas do Lumia chegaram a 5,8 milhões de unidades nos primeiros dois meses em que a Nokia fez parte da Microsoft, a Apple vendeu 35,2 milhões de iPhones.

Agora, a Microsoft está no processo de redução drástica da operação da Nokia, fechando algumas fábricas e demitindo quase metade dos 25 mil empregados.

Sinto saudades dos celulares mais duráveis da Nokia! Tudo bem que há anos não tenho um, muito por culpa do sistema operacional, e acho que ai foi o erro! O Symbian, da Nokia, foi um ótimo sistema operacional por longos anos, mas parou no tempo. Quando reconheceu que precisava de um sucessor para o Symbian, a Nokia experimentou vários sistemas operacionais baseados em Linux, como o Maemo, MeeGo e Tizen, e o resultado? Não deram em nada…

Depois, mesmo resistindo para não ser mais uma a ter smartphones Android, acabou aderindo pouco antes do acordo com a Microsoft ser fechado, resultado? A Microsoft anunciou que não irá manter o Android nos aparelhos Nokia, será tudo Windows Phone! E quem comprou esses modelos com Android acabou se dando mal, porque os aparelhos não contavam com vários serviços do Google, como a loja de aplicativos Play Store e o aplicativo de mapas Google Maps, isso tudo foi feito já naquele período em favor de ferramentas da Microsoft, como o Skype, OneDrive e Outlook.com.

A Nokia Celulares me ensina muitas coisas com a sua queda, mas o principal ensinamento é o tempo de resposta. O mercado de tecnologia hoje exige um tempo de resposta que anteceda às perguntas! Não é possível esperar a necessidade existir, é preciso criar a necessidade…

De qualquer forma, sinto saudades do meu celular Nokia 5110. Saudades do tempo em que bateria de celular durava uma semana, que receber SMS era a coisa mais “interativa” do mundo, e celular servia para fazer ligações! Mas a fama de resistente e durável, essa é da Nokia e ninguém mais tira!

nokia_3310

Até a próxima!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *