Porque estou migrando para Windows Mobile… Mas e o Iphone?

HTC P3301

HTC P3301 - Com Windows Mobile e GPS

Eu sempre fui um fã do Symbian e dos Blackberrys, mas agora estou migrando para o Windows Mobile, e a pergunta que você quer me fazer talvez seja: Por que?


Sobre o IPHONE

Alguns amigos meus têm sentido uma “paixão profunda” pelo Iphone, mas como desenvolvedor e consultor corporativo já pude testar este “tech dreams” e ainda vejo muitas limitações nele se fosse para o meu uso pessoal, não apenas de recurso de software, mas também de hardware, vou citar alguns:

1- Teclado Virtual muito pequeno, dificultando a escrita.

2- Sem acesso á bateria.Caso necessite de trocar a sua bateria terá de recorrer a Apple Store pagando 80 euros.

3- Não é possivel enviar MMS´s, nem chamadas com vídeo.

4- Sem dúvida uma das falhas mais conhecidas, a falta de um método para copiar e colar texto limita consideravelmente o uso do iPhone como editor de documentos.

5- Não permite o reencaminhamento de SMS´s,apesar de poder enviar para vários destinatários em simultâneo.

6- Essa não é apenas uma limitação, mas uma grande perda de oportunidade pela Apple. Imaginem uma versão do iChat rodando no iPhone, permitindo a realização de videochamadas não apenas para outros celulares em redes 3G, mas para computadores conectados.

7-Falando em vídeochamadas, faço a ponte direto para essa outra limitação sem sentido. O iPhone não grava vídeo.

8-Um celular GSM incapaz de rodar aplicativos Java não é algo muito comum.

9-A navegação usando o GPS é no minímo “pífia”, nenhum dos softwares de navegação que conhecemos tem suporte para o Iphone, logo, se contente em navegar usando o Google Maps, que nem de longe vai se dar ao luxo de dizer: “Vire na próxima à direita na Avenida Afonso Pena”.

É claro que todas essas limitações (e outras tantas) podem ser contornadas com versões desbloqueadas do S.O, ou ainda com a instalação de dezenas de plugins ou mini programinhas que fazem parte de alguma coisa… Mas como eu disse, essa é a minha análise sobre o Iphone.


RIM, SYMBIAN e ANDROID

Outro sistema/aparelho é o Blackberry, um campeão da conectividade de e-mails, navegação na Internet e Edição de documentos, planilhas, apresentções e até banco de dados, esse suporte a quase todas as tecnologias interessantes para o mundo corporativo é o que o torna atraente, mas ainda peca quando o assunto é multimidia e plataforma para desenvolvedores.

Bem, o Symbian é um S.O que aprendi a gostar, mas diria que esta bem baixo do Blackberry em produtividade (apesar de oferecer uma boa plataforma de desenvolvimento e de programinhas), e bem abaixo do Iphone em Multimidia. Agora o fato da Nokia ter comprado a fundação Symbian me desagrada, apesar de algum tempo a Nokia já monopolizar a plataforma.

E o Android (da Google), bem esse por enquanto é apenas uma boa promessa.

FINALMENTE, O WINDOWS MOBILE

Agora o Windows Mobile é um framework complicado, arquitetura reciclada de outros sistemas, resumindo, gambiarras e mais gambiarras feitas pela Microsoft desde 2005. Sem falar que é lento, com relação aos outros

Mesmo assim, por que vou passar a usar o HTC P3301 com Windows Mobile 6.1, porque? Negócios! A regra de negócios da Microsoft dá suporte às vantagens deste sistema operacional. De cada 9 programas desenvolvidos, 6 são para a plataforma do tio Bill (fonte não oficial), ou seja, por mais que o mundo opte pelo software livre, os softwares para os ambientes da Microsoft ainda são maioria. Isso reflete na quantidade de empresas que desenvolvem e, principalmente, mantêm seus produtos atualizados.

Compatibilidade também, qualquer Windows funciona, qualquer programa se baixa e o suporte a drives da Microsoft é muito bom. Projete o uso de dispositivos móveis na sua carreira em uma década, isso conta muitas horas a menos da sua vida, reaprendendo, configurando, atualizando e tudo o mais. Não quero aprofundar na técnica, e sim na lógica. E isso vale para qualquer plataforma.

Porém agora a Microsoft quer entrar na onda dos Market Places, atrasada com relação a Apple Store, Iphone e Ovi, Nokia. Agora, a loja virtual de aplicativos, Windows Marketplace, abre suas portas para que os desenvolvedores possam ofertar seus aplicativos aos futuros usuários de smartphones Windows Mobile 6.5. O desenvolvedor precisa é criar uma conta através de um Live ID e pagar a taxa de U$ 99.

Porém, vai se confirmar a exclusão de todos os usuários anteriores ao Windows Mobile 6.5, ou seja, todo mundo. Isso deixou diversos gerentes de projeto, e outros profissionais, de cabelo em pé, bufando com a possibilidade de toda uma estrutura baseada em dispositivos móveis Windows Mobile com programas que podem não mais ser atualizados para plataformas anteriores, sim, gente, tem pessoas, e muitas, preocupadas com isso.

Vale a pena? Vale interagir com a Microsoft como um mal necessário? Ou mudar para uma empresa de cabeça aberta?

Bem, deixo post aberto pra você deixar a sua opinião!!!

Links interessantes de downloads para mobiles:

http://www.apple.com/iphone/
http://www.ovi.com/services/
http://developer.windowsmobile.com/marketplace.aspx
http://www.htc.com/member/default.aspx

Você pode gostar...

7 Resultados

  1. Rodrigo disse:

    Olá Carolina, tem nesse link http://skype.softonic.com.br/windowsmobile/download#pathbar

    Dai voce usa o instalador do windows ok?

  2. Carolina disse:

    Caro Rodrigo,

    ontem eu adquiri um celular com windows mobile 6.5, mas não consegui baixar o Skype 3.0 para utilizar no meu celular. Esse aplicativo foi tirado do ar pela Skype, você ainda tem o executavél que você utilizou no seu celular? Se sim, você poderia me enviar por e-mail.

    Obrigada pela ajuda.

  3. Rodrigo disse:

    Veja Carolina,

    Eu tenho o Windows Mobile (HTC TyTN II) e uso o FRING normalmente, mas nunca testei a vídeo chamada, agora o SKYPE sim, e funcionou relativamente bem (depende muito do seu plano de pacote de dados)… Agora, eu recomendo que voce procure maiores informações, porque no próprio Windows Mobile lhe dá suporte a vídeo chamada na tela de discagem

  4. Carolina disse:

    Estou adquirindo um Omnia 2 com Windows Mobile e gostaria de saber qual aplicativo/software poderia usar para ter video chamada no meu celular. Andei pesquisando o Skype e não encontrei respostas. Com o sistema Symbian da Nokia conseguir fazer uma video chamada usando o fring, mas esse deixa claro que não funciona no windows mobile.

    Aguardo sua resposta.

  5. Rodrigo disse:

    Legal Uimer!!! Muito fera as suas dicas… Coisa de quem realmente tá fuçando a “bagaça” né? Acessei o blog e me deliciei com as dicas pra Iphone!
    Agora, algumas coisas ainda continuam a me incomodar:

    1 – Falta de suporte pro JAVA (muitas empresas possuem sistemas baseados em JAVA, e como a linguagem permite versões “mobile”, isso é uma mão na roda pro Administrador que quer acessar relatórios on-line no celular)

    2 – O lance da videochamada é também uma frustação, esses dias estava batendo um papo com uns amigos pelo Skype e como meu HTC tem camera na frente, pudemos conversar “cara a cara”

    3 – E uma coisa me incomoda no Steve Jobs, a mania que cair no mesmo erro do nosso amigo Gates, quem “crackeia” o Iphone, perde todas as garantias e suporte da Apple… Pelo menos nisso, o windows mobile ainda leva vantagem, porque a Microsoft não é fabricante de aparelho, ela só fornece o software… completamente destravado!

    Agora, o restante de todas essas limitações que apontei (e outras tantas) podem ser contornadas com versões desbloqueadas do S.O, ou ainda com a instalação de dezenas de plugins ou mini programinhas que fazem parte de alguma coisa…

  6. Uimer disse:

    Dae Rodrigo… Adoro esse assunto e estou aqui para defender o gadget da Apple.
    Bom, vamos por tópicos.
    1. O teclado virtual na versão 3.0 se ajusta a tela e se torna bem maior se vc apenas deitar o aparelho. Isso em qualquer software.
    2. Até você viciar sua bateria, vc já terá enjoado do iphone e ele estará ultrapassado. A bateria funciona muito bem, dura muito tempo, apesar de ser um smartphone que exige muita energia. O bom é que ela é de íons, ou seja, não vicia.
    3.MMS eh possível enviar na versão 3.0 e ainda suporta 1 ou mais imagens por envio. Envio de maneira muito prática.
    4.A opção copiar e colar tbm já existe e é super simples e fácil de executar.
    5.Opção tbm já corrigida.
    6.Bom, existem “n” softwares para iphone. A vídeo chamada ainda não é possível pois só tem camera atraz do aparelho. Mas a plataforma interna onde os chips e sistemas são fixado contém um corte que cabe perfeitamente um novo sistema de camera. Seria o iPhone G4?
    7.O iPhone tem suporte para streeming. No iPhone 3g ele não vem de fábrica com gravador de vídeo, mas existem vários softwares que fazem este processo e a qualidade é exelente. Já o iPhone 3GS faz isso e muito mais. A edição de vídeo pode ser feita na hora. Ele possue tbm suporte para a tecnologia de realidade aumentada.
    8.Ninguém pensa em java quando tiver acesso a App Store e seus 30 mil aplicativos que fazem tudo o que você quizer. Se não quizer pagar por apps vc pode simplesmente crackear seu iPhone ou usar o Cydia Store.
    9.Eu possudo dois tipos de aplicativo GPS os dois são Curva a Curva. Me divirto muito com a moça dizendo: “A 600 metros, vire a direita”. O GPS no iPhone 3G e 3GS funcionam muito bem. Os aplicativos vc encontra na App Store também.

    Bom, vendo de um modo geral, a Apple simplesmente limita seus aparelhos para que novas versões sejam adquiridas e o mercado dê o retorno esperado pelos desenvolvedores. O iPhone de longe deixa de ser um celular ou um smartphone e passa a ser uma plataforma extremamente complexa e completa. Isso é minha opinião. Basta apenas você colocar um em suas mãos e ver como nossa mente é limitada para algo tão inovador. Se quizerem saber como o reinado iPhone funciona no mundo, acesse http://www.blogdoiphone.com.

    Valeu

    Uimer Ronald

  7. Luis Miro disse:

    Olha… eu tenho um Windows Mobile e estou satisfeito (se comparado com os outros sistemas citados neste post).

    A única ressalva que eu faço sobre o windows mobile da MS é que como o windows vista, ele é lento e também trava algumas vezes…

    Mas ainda assim, compensa as funcionalidades que eu ganho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *