Quer comprar uma TV com tecnologia 4K? Leia esse artigo antes, e tire suas conclusões

09062014085927Já tenho visto muito “barulho” em torno dos televisores com tecnologia 4K, ou Ultra HD. Os fabricantes estão um modelo atrás do outro com a promessa de uma “experiência” visual fantástica, algo reservado para aqueles que esperam o máximo de qualidade ao consumir conteúdo.

Bem, os números realmente impressionam: A resolução de 3840 x 2160 representa 8,3 milhões de pixels (ou 8,3 megapixels). O Ultra HD é quatro vezes a resolução Full HD (1080p), o que pode torna-la atraente para quem procura imagens de qualidade máxima, sera?

Várias pesquisas apontam que muitas pessoas não conseguem enxergar a diferença entre as imagens em HD (720p) e as Full HD (1080p) a cerca de 2 metros e meio, acredito que esta seja uma distância média razoável para posicionamento de uma TV em uma sala, certo? Isso me mostra que resoluções maiores não fazem tanta diferença visual para o consumidor comum.

Sobre o 4k, a não ser que a imagem seja projetada em uma tela gigante como a de um cinema, onde o formato 4K já é bastante utilizado, não vejo também grande diferença para um simples consumidor, não como as empresas estão vendendo! Agora, para produtos de visualização mais próxima, como smartphones, tablets ou computadores, ai sim, a qualidade de imagem detalhada, e menos pixelada, é mais perceptível com certeza!

Agora é claro que para os fabricantes, é uma grande vantagem! Afinal esses novos modelos custam uma nota, passando dos R$ 100.000,00 em alguns casos! O modelo mais barato disponível no Brasil, o de 55 polegadas da Sony, sai por R$ 13 mil.

No quesito conteúdo, os serviços de streaming têm pouquíssimo conteúdo em 4K (e o que há disponível exige muita velocidade de banda e consome muitos GB´s), os videogames mais novos tem suporte ao 4K, mas não para jogos (caso do PS4), já no caso do Xbox One existe a promessa de rodar até jogos, mas nenhum lançamento foi anunciado ainda! Também não há canais de TV que façam transmissões em 4K, e vai demorar pra isso acontecer. Já nos filmes, alguns como o “Homens de Preto 3” e “Batman: The Dark Knight Rises” até foram filmados em 4K, mas ainda assim, se você for comprar o BluRay, vai assisti-lo em 1080p (Full HD).

Ou seja, agora, o usuário que comprar essa tecnologia terá uma ótima qualidade de imagem, que ficará até um pouco “subvalorizada” neste momento, tendo em vista a ausência de conteúdos feitos com a resolução Ultra HD nativa.

Outra coisa que incomoda um pouco, é que estes novos modelos das TV´s 4K contam com a ferramenta de “upscaling”, que estica as imagens nativas para tentarem se parecer com uma imagem em Ultra HD (enganação eu diria…), o que torna o vídeo estranho, e as vezes com aspecto de vídeo ruim do Youtube, com as granulações da imagem em evidencia.

Meu conselho: Não comprem agora! Esperem a tecnologia baratear, e a aumentar a oferta de conteúdo neste padrão! Até a próxima!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *