A tecnologia pode emagrecer você, ou pelo menos ajudar! Vejas as dicas de bons aplicativos

Novembro começando e eu lhe pergunto: Já começou o seu “Projeto Verão 2014”? Brincadeiras à parte, fica claro que é sempre nessa época do ano que as pessoas começam a correr (literalmente) para perder peso, e ficar “sarado” para o fim de ano e as férias.

Atividade física e alimentação balanceada, a tecnologia pode contribuir para que seu alvo seja alcançado, acredite! Por isso, hoje eu decidi ajudar você mostrando opções de aplicativos “saudáveis” para ser instalado no seu smartphone ou tablet.

Para não complicar, escolhi apenas 05 apps, mas se tiver dicas de outros aplicativos para celulares ou tablets, fique à vontade e colabore com a gente através dos comentários.

Nike Running (Android e iOS)

O mais famoso! O legal desse app é que ele mapeia suas corridas e monitora seu progresso. O aplicativo monitora distâncias, velocidade, tempo e calorias queimadas com o auxílio do GPS, fornecendo avaliações em áudio enquanto você corre. Você ainda pode transferir seus dados para a nikeplus.com automaticamente, e ver suas corridas, incluindo o trajeto e a elevação.

Outra funcionalidade interessante é a possibilidade de publicar o início de sua corrida no Facebook, e ouvir incentivos em tempo real cada vez que você receber um “curtir” ou comentário na sua postagem.

Medida Certa (Android e iOS)

A repercussão do quadro do Fantástico, em que Zeca Camargo e Renata Ceribelli mudaram o corpo e os hábitos em 90 dias acabou resultando na criação de app.

O Medida Certa tem dicas, vídeos com exercícios do Zeca e da Renata, playlist com as músicas que o apresentador escutava enquanto malhava, e receitas feitas por ele. Além disso, calculadoras para medir o IMC, e até uma área de desabafo, onde você pode gravar um vídeo e enviar para ser publicado no site do Fantástico.

Para usar o app, basta instalar e incluir dados como peso, idade, altura, nível atual de atividades físicas (sedentário, moderado ou ativo), e acompanhar a sua evolução por meio de gráficos.

O app também tem a função “lembrar-me de comer de 3 em 3 horas”, e é possível compartilhar toda a sua evolução e desenvolvimento no Medida Certa com seus amigos das redes sociais.

Dieta e Saúde (Windows Phone, Android e iOS)

O app faz uma avaliação de peso e IMC (Índice de Massa Corporal) para assim calcular o peso ideal de cada pessoa. Tem também lembretes para que a pessoa registre a pesagem, além de manter atualizado o histórico de peso do usuário.

O programa contém um contador de pontos, onde o usuário tem acesso à uma tabela de alimentos e anota o consumo por refeição e a pontuação total de cada uma delas. Os dados de cada alimento ainda inclui outras informações nutricionais, como carboidratos, proteínas e gorduras, fazendo com que o usuário faça melhores escolhas.

Além disso, ainda oferece a opção do usuário gravar seus alimentos favoritos, para assim facilitar na inserção no contador.

Jefit (Android e iOS)

Este não é um aplicativo de dieta, mas de exercícios físicos. Ele mostra ao usuário mais de 300 tipos de atividades físicas, associadas à perda de peso. Ideal para quem não tem tempo de ir à academia ou não curte o ambiente, mas deseja perder peso. Vale lembrar que não é bom começar a fazer exercícios sem orientação profissional, principalmente se estiver muito acima do peso ideal.

O legal que achei deste app é a facilidade para controlar os seus treinos, criar rotinas, as estatísticas do corpo e do progresso de elevação, e poder salvar todo o progresso para mantê-lo motivado para mais exercício, fitness e treinos.

Também é possível criar álbuns de fotos mostrando seu progresso no site do JEFIT.

Tecnonutri (Android e iOS)

É possível planejar as refeições com alarmes, mostrar a projeção da dieta na pirâmide alimentar para indicar qualidade da dieta e o bom e velho cálculo do perfil IMC.

Também é possível acompanhar a perda peso com gráfico de desempenho, visualizar a meta de ganho ou perda de peso (considerando 7.700 kcal por quilograma de tecido adiposo) e o cálculo do EER (Estimativa de Recomendação Energética) usando as fórmulas mais atuais da Organização Mundial de Saúde.

Ele também oferece um diário de consumo com listagem de 2000 alimentos presentes nas tabelas do IBGE, e acompanhamento das metas de nutrientes ao longo do dia enquanto os alimentos são registrados.

A tecnologia pode nos ajudar, mas de fato emagrecer não é fácil! Por isso me lembro de uma frase famosa em inglês entre os halterofilistas que diz: “No pain, no gain” (Sem dor, não há ganho).

Até mais!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *